Mensagens de Email
Aqui é possível definir o conteúdo de todas as mensagens de email que são enviadas a partir do website, quer para os administradores quer para os utilizadores. É possível editar uma mensagem de email seleccionando o tipo de mensagem pretendida, na coluna da esquerda .
Na coluna da direita surgem os campos “Nome do Emissor” (nome que surge no remetente do email), “Email from” - o endereço de correio electrónico do emissor. Pode, opcionalmente, indicar vários endereços neste campo, desde que estes estejam separados por vírgula. Nesse caso, cada um dos diferentes endereços de correio electrónico irá receber uma cópia da mesma mensagem. Depois de preenchido o “Assunto” , segue-se o Corpo do email.
O corpo define o conteúdo da mensagem. É sempre pertinente preencher as duas versões (HTML e texto), pois é a única forma de garantir que qualquer cliente de email existente irá ler correctamente essa mesma mensagem.
Os nomes que surgem entre [[....]] referem-se a variáveis que são automaticamente preenchidas aquando da criação da mensagem de correio electrónico, antes do processo de envio. O sistema substitui cada um destes campos pelo respectivo valor, criando-se, desta forma, mensagens personalizadas.
Quando o administrador recebe um email de pedido de contacto, por exemplo, (ou outro que envolva interacção com o utilizador que preencheu o formulário no website), nunca poderá responder à mensagem recebida através do botão Responder (ou Reply), como habitualmente. Uma vez que o email é enviado pelo website directamente, estaria a responder para o projecto e não para o cliente. Assim, deverá ser copiado o email que, no corpo da mensagem, surge como o campo preenchido pelo cliente no campo Email e colado como remetente numa nova mensagem.