Passo 2 - Transferência de Email
Logo que se verifique que o domínio já está a responder pelos servidores da Plako, pode dar-se início à transferência do email e/ou website. Para tal é necessário que:
- O parceiro envie por email (para suporte@plako.net) a lista das contas de email, encaminhadores e auto-responders que é necessário criar.
- Após a confirmação, por parte da Plako, da criação das respectivas contas, cabe ao parceiro assegurar que todas as caixas de correio electrónico do anterior serviço foram devidamente descarregadas, uma vez que, a partir do momento em que se efectue a transferência, ficarão impossibilitados de aceder ao antigo servidor. De salientar igualmente que:
- A partir deste momento, qualquer email enviado para o domínio a transferir irá cair nos servidores da Plako e não no antigo (por ser considerado domínio da rede Plako). Todos os emails a enviar por parte do parceiro para o cliente final deverão ser enviados antes de entrar na 2º Fase ou depois desta estar concluída.
- O parceiro deverá verificar se a configuração dos parâmetros da conta (Servidor SMTP, POP3, autenticação, nome de utilizador) coincide com a utilizada pelos servidores da Plako (a título de exemplo, o serviço de alojamento da Telepac utiliza nomes próprios, não relacionados com o domínio do cliente).
- Logo que todos os pontos anteriores estejam confirmados, o parceiro deverá comunicar aos serviços de suporte da Plako que já pode efectuar a alteração do servidor de email, ao nível do DNS. Só quando chegar esta ordem é que o domínio será alterado; os emails vão começar a chegar ao servidor da Plako num período máximo de 300 segundos.
NOTA: A Plako deverá ser informada atempadamente da informação que consta no POP3.