Plugin Tarefas na área de trabalho
No plugin existem dois separadores: Tarefas e Anotações . Na secção Tarefas podemos ver uma listagem semelhante à do menu principal, com uma pequena diferença: nesta área apenas aparecem as tarefas que implicam o envolvimento do utilizador, isto é, tarefas que lhe são delegadas Relativamente a esta listagem podemos ver ainda as indicações sobre o nível de urgência e o estado da tarefa. Vemos ainda a data em que termina o prazo da tarefa .
Quando um utilizador tem novas tarefas ou anotações não lidas, surge uma indicação junto do separador respectivo e com o número de informações por ler. Mal estas sejam lidas desaparecem, à semelhança do que acontece habitualmente nas contas de email.
Nos dias que antecedem a data limite da tarefa, esta aparece a amarelo . Na data limite e nos dias seguintes a tarefa passa a aparecer a vermelho .
Nos dias anteriores surge periodicamente uma mensagem, relembrando que o prazo de cumprimento da tarefa está a acabar.
Quando
fizermos duplo clique sobre uma tarefa, surge o seu resumo com o
título, nome do criador e data de criação, data limite e a
descrição da tarefa.
O menu de contexto do plugin inclui várias opções: Executar, abrir, nova tarefa e Tarefas.
A opção Executar, tal como o nome indica, permite começar a trabalhar na tarefa seleccionada.
Quando escolhemos executar, surge uma barra na parte inferior do browser, com o título da tarefa , a hora em que se começou a executar a tarefa e um contador com o tempo decorrido desde essa hora . Esta barra permite a normal navegação entre janelas.
Podemos ainda permite notas que serão anexadas à tarefa. Se o computador entrar em stand-by, o contador pausa automaticamente. Existe ainda uma opção para pausar o cronómetro , mas enquanto este estiver parado, a área expandida ficará sempre visível.
Quando terminar de escrever as anotações, basta clicar em Anotar e essa informação passará a estar visível no histórico, com a indicação do tempo utilizado pelo utilizador em questão. O botão editar permite terminar a edição da tarefa, fechando a barra.
Quando um utilizador começa a executar a tarefa, o seu estado muda automaticamente de Pendente para Execução. Basta que um utilizador comece a trabalhar na tarefa para que o Estado da tarefa mude também para Execução.
A opção Abrir abre a tarefa seleccionada.
Se abrirmos uma tarefa que não foi criada pelo utilizador com a sessão iniciada, podemos ver que algumas das opções disponíveis são diferentes. As opções destinatários e histórico permanecem iguais, mas a configuração modifica-se: esta configuração tem a ver com o utilizador e não com a configuração inicial da tarefa. É possível modificar o estado da tarefa e ver se a tarefa foi delegada .Suponhamos que o utilizador em questão não tem disponibilidade para completar a tarefa, pode voltar a delegar a tarefa a outra pessoa . Pode ainda acrescentar anotações à tarefa , que serão disponibilizadas ao criador e restantes destinatários.
A opção Nova Tarefa permite criar uma tarefa de forma mais imediata, sem ter de aceder ao menu.
A opção Tarefas abre a listagem de todas as tarefas, incluindo as que foram criadas pelo utilizador, tal como se acedêssemos ao menu principal (o que não acontece na listagem principal do plugin).